Pular para o conteúdo
  • PT
  • EN
?Meses
?Dias
?Horas
?Mins
?Segs

Atividades

Oficina relações audiovisuais entre os países do BRICS: passado, presente e futuroCoordenação: Profa. Dra. Stephanie Dennison e Prof. Dr. Chris Homewood (Universidade de Leeds, Inglaterra)

O objetivo dessa oficina bilíngue é analisar as zonas de contato das culturas cinematográficas do BRICS. Através de uma abordagem acessível e provocativa, discutiremos em que medida os diálogos entre as culturas cinematográficas dos países do BRICS ocorreram, sob qual forma eles se deram, que quais são as possíveis direções futuras para o intercâmbio cultural entre as indústrias audiovisuais do BRICS.

A oficina ocorrerá no dia 3 de outubro e será gratuita. Demais informações e instruções para as inscrições serão divulgadas em breve.

Residência AudiovisualCoordenação Prof. Dr. Cezar Migliorin

Durante duas semanas, 16 estudantes passarão por uma formação em cinema, sobretudo centrada no documentário brasileiro, na qual serão apresentados a formas e temas bastante variados. Esta formação acontecerá sobretudo na primeira semana do evento. Também durante essa semana equipes e projetos de filmes começarão a ser elaborados.

A segunda semana será dedicada à realização desses filmes. Ao final da segunda semana os filmes serão apresentados na Mostra BRICS. A oficina será ministrada por professores da UFF. A carga horária será de 40 horas, sendo que na segunda semana um grande trabalho, fora do horário da oficina será executado para a realização dos filmes. A residência visa colocar em contato estudantes de diferentes origens e referências para que possam em grupo conhecer um pouco do que se faz no país e produzir juntos, trazendo suas referências e realidades para o trabalho criativo em equipe.

Metodologicamente a proposta se concentra em múltiplas formas documentais, inclusive com fortes diálogos com o cinema de ficção. Na segunda semana será estimulada a produção de ensaios fílmicos e filmes-cartas em relação com o país e a cidade. Esta será uma oportunidade de entrelaçar olhares estrangeiros e locais sobre os modos de vida, a realidade, as preocupações dos jovens e o cinema.

Público: Oito estudantes estrangeiros – dois de cada país do BRICS. Oito brasileiros – dois da UFF, seis de outras universidades.

Residência: Todos os alunos serão hospedados no mesmo local e terão a possibilidade de conviver de maneira intensa para além das oficinas, ao mesmo tempo em que poderão acompanhar as outras atividades do evento.

Cursos de história do cinema indiano, chinês, sul-africano, russo e soviéticoCoordenação Prof. Dr. João Luiz Vieira e Prof. Dr. Rafael de Luna Freire

Antes do início da programação principal do 4º Festival de Cinema do BRICS, serão oferecidos quatro cursos sobre a história do cinema da África do Sul, China, Índia e Rússia, ministrados por professores estrangeiros especialmente convidados para o evento. Os cursos serão realizados de forma intensiva, ao longo de cinco dias (cursos de história do cinema da Índia, China e África do Sul) ou três dias (Rússia), na Sala Interartes, no Instituto de Artes e Comunicação Social da UFF, e no Reserva Cultural. As aulas serão ministradas em inglês, com tradução simultânea, sendo acompanhadas pela exibição de filmes raros (com legendas em inglês). Nesses cursos, os professores irão trazer uma visão aprofundada dos diferentes períodos e estilos do cinema de cada país que será complementada pelos títulos exibidos na Mostra Clássicos BRICS.

Os cursos serão gratuitos e a participação se dará mediante inscrições prévias. Aqueles que obtiverem frequência mínima de 75% das aulas receberão certificados. Os cursos serão oferecidos sob a forma de disciplinas optativas do Departamento de Cinema e Vídeo e alunos da UFF poderão obter créditos.

Encontro de Preservação Audiovisual do BRICSCoordenação Prof. Dr. Rafael de Luna Freire

O Encontro de Preservação Audiovisual do BRICS será realizado de 30 de setembro a 3 de outubro de 2019, sendo constituído de mesas de apresentações formadas por pesquisadores e arquivistas, além de representantes de cinematecas do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, sempre seguidas de debate com a plateia. O evento contará com tradução simultânea e será aberto ao público nos seus três primeiros dias: 30 de setembro, 1 e 2 de outubro, das 9h30 às 13h00.

O objetivo do Encontro é aproximar profissionais do campo da preservação audiovisual dos países dos BRICS para discutir desafios comuns e desenvolver parcerias futuras. O Encontro é destinado a qualquer interessado na história, memória e salvaguarda das produções audiovisuais.

O Encontro será gratuito e a participação se dará mediante inscrições prévias.

BRICS Fórum de NegóciosSecretaria Municipal de Cultura de Niterói

O Fórum de Negócios, que integra a programação do 4º Festival de Cinema do BRICS, será realizado pela Prefeitura de Niterói em parceria com a UFF.

Para este Fórum estão previstos o encontro entre autoridades e especialistas de diferentes campos da produção audiovisual dos países que compõem o BRICS, a apresentação das principais film commissions dos países participantes, além de seminários para estudantes, professores e profissionais do setor.

Entre as principais pautas do Fórum destacam-se: a apresentação do funcionamento da indústria do audiovisual dos países integrantes do BRICS; as janelas do audiovisual e a possibilidade de interação com outros países (coprodução de filmes e vendas de diferentes formatos); a exposição das diversas experiências de film commissions; a importância da internacionalização para a produção brasileira; e a apresentação do Programa Niterói Cidade do Audiovisual e sua relevância para o desenvolvimento da economia da cidade.

Araci - Incubadora de projetos de Cinema e Audiovisual da UFFProfa. Dra. Elianne Ivo; Profa. Dra. India Mara Martins

No último dia do fórum de negócios, haverá um encontro especialmente para discutir a inserção de estudantes e egressos dos cursos de audiovisual no mercado brasileiro. A proposta do Fórum é trazer especialistas de diferentes campos da produção audiovisual para dialogar com os estudantes, egressos, pesquisadores e profissionais do Audiovisual. O objetivo é criar uma Incubadora de Audiovisual em Niterói, que dará perenidade às ações já realizados pela Universidade Federal Fluminense e pela Prefeitura Municipal de Niterói, em parceria com outros órgãos públicos e privados.

Exposição de equipamentos cinematográficos históricos Curadoria: Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual da UFF

A partir do acervo do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF, serão montadas duas exposições de equipamentos cinematográficos históricos, uma no Reserva Cultural e outra no Centro de Artes UFF. Permitindo que o público trave contato com antigas câmeras, projetores, gravadores de som, equipamentos de edição etc., as exposições revelarão as diversas mudanças tecnológicas ocorridas ao longo da história do cinema e como o maquinário utilizado para “fazer filmes” se transformou radicalmente nas últimas décadas.

Mostra Itinerante do 4º Festival de Cinema do BRICS

A itinerância será realizada no Brasil em três frentes. Uma das frentes será encaminhar um filme de cada mostra, com legendas em português, para os festivais brasileiros em parceria com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAV). A segunda frente será enviar estes filmes para escolas e pontos de cultura espalhados pelo Brasil. A terceira frente é distribuir um pen-drive com os filmes da Universidade Federal Fluminense para os representantes dos diferentes países. A ideia é reunir uma seleção de filmes da UFF, fazer a legendagem em inglês e em português, e gravar em pen-drive, que será acondicionado em caixas com um pequeno catálogo contendo informações sobre os filmes.

Atividades