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Júri internacional da Mostra Contemporânea do 4º Festival de Cinema do BRICS já está escolhido

A Mostra Contemporânea do 4º Festival de Cinema do BRICS será composta por dez filmes, sendo dois de cada país do grupo: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O júri internacional, que terá como missão eleger o melhor filme, já está escolhido.

Foram convidados cinco críticos e especialistas em cinema e audiovisual: Martin Botha, da África do Sul (que também dará o curso de história do cinema sul-africano a ser ministrado durante o festival); Qin Xiqing, da China; Rita Dutta, da Índia; Kirill Razlogov, da Rússia, e Susy Freitas, do Brasil.

A formação do júri foi realizada em parceria com a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), instituição criada em 2011, que representa centenas de críticos de vários estados do país, e contou também com o apoio institucional da Fipresci (Fédération Internationale de la Presse Cinematographique), associação mundial de críticos de cinema, que conta com representação em 50 países.

 

O Júri 

Martin Botha / África do Sul

Martin Botha é professor associado no Centro de Estudos de Cinema e Mídia da Universidade da Cidade do Cabo e um dos maiores especialistas em cinema sul-africano. Publicou mais de 200 textos sobre cinema e mídia do país e é autor de seis livros: Images of South Africa: the rise of the alternative film (1992), Movies Moguls Mavericks: South African cinema: 1979-1991 (1992), Kronieken van Zuid-Afrika: De films van Manie van Rensburg (1997), Jans Rautenbach: Dromer, baanbreker en auteur (2006), Marginal Lives and Painful Pasts: South African cinema after apartheid (2007) e South African Cinema 1896 – 2010 (Intellect Books, 2012). É crítico associado à Fipresci e já participou de vários júris internacionais, de festivais como Tallinn Black Nights International Film Festival, Tromso International Film Festival, Mannheim-Heidelberg Film Festival and recently the Transilvania International Film Festival.

 

Qin Xiqing / China

Com doutorado em estudos de cinema, Qin Xiqing é historiadora, crítica e professora do Instituto de Artes de Cinema e TV da Academia Nacional de Artes Chinesas. Sua pesquisa inclui teorias pós-modernas, história do cinema silencioso chinês e estudos de cinema feminista. Publicou, entre outros livros, Jean-Francois Lyotard: A Post-modern Theorist Flying his Own Colors (1992), Chinese Film History (coautora, 1996), European-American Early Cinema and Chinese Early Cinema 1920-1930 (2008), Western Feminist Cinema (2008), e Film and Culture (2015). Traduziu para o chinês Movie History, de Douglas Gomery e Clara Pafort-Overduin. Como editora chefe da seção estrangeira da Enciclopédia Chinesa de Cinema e TV, ela trabalha no momento na compilação e edição dos verbetes que cobrem extensivamente o cinema mundial.

 

Rita Dutta / Índia

Rita Dutta é crítica de cinema e membro da Fipresci. É professora de graduação na Universidade de Calcutá e atualmente desenvolve sua pesquisa de doutorado em cinema. Escreve extensivamente sobre cinema e edita uma publicação internacional. Serviu como membro do júri em muitos festivais internacionais como Cannes, Pusan, Cairo, Kiev, e realizou palestras em Istambul, Macedônia, Polônia. Atualmente, edita um livro sobre cinema indiano.

 

Kirill Razlogov / Rússia

Kirill Razlogov formou-se na Universidade Estadual de Moscou Lomonossov (1969), com doutorado em artes e estudos culturais. Começou a carreira como pesquisador na cinemateca russa (Russian Film Archive) em 1969. Escreveu e/ou editou mais de 20 livros, além de centenas de artigos sobre cinema e mídia, história cultural, história da arte e política cultural. Como jornalista, escreveu para Moskovskaya Pravda e Izvestia, e foi colunista da revista semanal Kompania (até 2005). Desde 2001, é autor, produtor e apresentador do programa de TV semanal Movie Cult, na TV Rossiya-Kultura. Entre outras séries de TV que apresentou estão Cinemarathon (1993-1995), Century of Cinema (1994-1995) e From the Film Avant-Garde to Video-Art (2000-2001). Foi diretor de programação do Festival Internacional de Cinema de Moscou de 1999 a 2005, função que reassumiu em 2009 e que ocupa até hoje.

 

Susy Freitas / Brasil

Susy Freitas é graduada em letras e jornalismo e mestre em comunicação pela Universidade Federal do Amazonas. É professora na área de comunicação e escreve para o site Cine Set (www.cineset.com.br). É membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema. Publicou ensaios nos livros Documentário brasileiro – 100 filmes essenciais (2017), Animação brasileira – 100 filmes essenciais (2018) e Trajetória da crítica de cinema no Brasil (2019). Também organizou o livro Cine Set e a Crítica Cinematográfica no Amazonas (Casa Literária, 2019) e é autora dos livros de poesia Véu sem voz (Bartlebee, 2015) e Alerta, selvagem (Patuá, 2019).

 

Os filmes selecionados

Do Brasil

“Os Jovens Baumann”, com direção de Bruna Carvalho Almeida, é um dos selecionados para competir na Mostra Contemporânea. O filme conta a misteriosa história de jovens que desapareceram após as férias de verão. Cenas de fitas VHS com registros caseiros dos últimos momentos em família compõem o enredo desse mistério.

A outra produção selecionada é o filme “Filhos de Macunaíma”, com direção de Miguel Antunes Ramos, que conta a história de três famílias indígenas que vivem no norte do Brasil. A trama gira em torno de personagens que mudam de lugar em busca de uma identidade, em si mesmos.

Da Rússia

“The Lord Eagle” dirigido por Eduard Nivikov, se passa em 1930 em Yakutia, no extremo norte da Rússia. Conta a história da simplicidade cotidiana de pessoas que vivem com suas vacas, caçando e pescando, até que um dia a vida na aldeia é alterada, quando uma águia, animal sagrado para a aldeia, entra no jardim de um casal de idosos.

“Tutor” é um drama produzido e dirigido por Anton Kolomeets e conta a história do menino Savva, de 17 anos, que está se preparando para se matricular na universidade. Quando seus pais saem de férias, lhe dão a responsabilidade de se preparar para os exames de admissão. Savva encontra, então, um professor de literatura estrangeira no site da Internet “Your Tutor”.

Da Índia

“Tarikh” (A Timeline), dirigido por Churni Ganguly, explora a transitoriedade da existência e a imortalidade através das vidas que foram tocadas. O enredo lamenta a morte de “ismos” e livre-pensadores, mas também deposita esperança nos líderes do futuro. O filme não é apenas sobre qualquer data, mas sobre cada dia que perdemos de nossas vidas quando olhamos para as nossas telas, em vez de fazer diferença no mundo real.

O segundo longa que representará a Índia é “Aalorukkam”, dirigido por V C Abhilash e produzido por Jolly Lonappan. O filme conta a história de um pai, Pappu Pisharadi, que procura seu filho que saiu de casa 16 anos atrás, como o único desejo de vê-lo mais uma vez.

Da China 

White Snake, dirigido por Amp Wong e Zhao Ji, conta a história da fábula chinesa “The Legend of the White Snake”. O enredo é sobre um espírito de cobra de nome Blanca, que perde sua memória ao se disfarçar como uma mulher humana e acaba se apaixonando por um caçador de cobras. Isso desagrada fortemente sua irmã Verta, o demônio da cobra verde.

“How long will I love u”, dirigido por Lun Su, mistura fantasia, drama, romance e humor. No longa, todos os contrastes dentro da nossa sociedade estão bem refletidos de maneira divertida e alegre para todos os espectadores desfrutarem, até mesmo crianças. O filme retrata todas as decisões difíceis que temos que tomar e suas consequências, que podem ter impacto pelo resto da vida.

Da África do Sul

“The Tokoloshe”, dirigido por Jerome Pikwane, conta a história de uma jovem destituída e marcada por emoções reprimidas, desesperada por viver uma vida controlada e tendo que salvar a vida de uma criança jovem num mundo marcado por batalha onde ela deve primeiro encontrar a coragem para enfrentar um demônio insaciável forjado em sua própria infância.

O segundo filme que chega ao festival representando a África do Sul é “When babies don’t come”, dirigido por Molatelo Mainetje. O longa leva o público em uma jornada através do tratamento de fertilização in vitro, visitas a um curandeiro tradicional e práticas para ganhar assistência de seus antepassados. Quando os bebês não vêm é um retrato íntimo da infertilidade.

Festival de Cinema do BRICS – O Festival de Cinema do BRICS reúne produções e atividades voltadas para o cinema dos membros do grupo – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul –, com edições anuais intercaladas entre os cinco países. Desta vez, o Brasil será o organizador da 4ª edição, entre os dias 23 de setembro e 9 de outubro deste ano. O evento, com sede em Niterói, conta com a realização do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF), cooperação da Prefeitura Municipal de Niterói, apoio institucional da Ancine e patrocínio da Secretaria Especial de Cultura do Ministério da Cidadania.

Serviço

4º Festival de Cinema do BRICS

23 de setembro a 9 de outubro

 

Locais de realização

Reserva Cultural – Av. Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos, Niterói

Centro de Artes UFF – Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí, Niterói

IACS – Rua Lara Vilela, 126 – São Domingos, Niterói

 

Para acessar a programação completa do 4º Festival de Cinema do BRICS www.bricsfilmfestival.com.br

* A programação pode ser alterada sem aviso prévio

Assessoria de Imprensa

Flávia Clemente

(21) 98123-9968

flaviaclemente@id.uff.br

Thalita Queiroz

(21) 97133-8547

thalitanqueiroz@gmail.com

Conheça os professores estrangeiros convidados para ministrar os cursos sobre a história do cinema dos países do BRICS

A programação do 4º Festival de Cinema do BRICS incluirá quatro cursos sobre a história do cinema: da África do Sul; da China; da Índia; e da Rússia, todos ministrados por professores estrangeiros especialmente convidados para o evento.

Conheça mais sobre a trajetória desses professores renomados.

Ashish Rajadhyaksha e sua enciclopédia do cinema indiano

O professor Ashish Rajadhyaksha é um dos pesquisadores confirmados do 4º Festival de Cinema do BRICS. Rajadhyaksha é um dos maiores especialistas em cinema indiano e um dos autores do livro “Encyclopedia of Indian Cinema”, que abrange filmes nas principais línguas indianas, contendo informações relativas às biografias de seus diretores, atores, produtores e roteiristas. O livro inclui uma linha do tempo, em que são narrados os principais marcos do cinema indiano, além de um infográfico dos filmes sonoros e silenciosos.

 

Para o curso de história do cinema chinês, está confirmada a presença do professor Dr. Shi Chuan, que também é crítico de cinema e produtor de filmes em Xangai

Escolhido para ministrar o curso de história do cinema chinês, o professor Shi Chuan é presença confirmada no 4º Festival de Cinema do BRICS. Chuan também e crítico de cinema, produtor de filmes em Xangai e professor na Shanghai Theatre Academy, uma das mais tradicionais escolas de cinema da China.

Nos últimos sete anos, seu pioneirismo o levou a envolver ainda na restauração e preservação digital de filmes clássicos chineses, como Hibiscus Town (1986) e Stage Sisters (1965). 

 

Martin Botha traz ao festival a história do audiovisual na África do Sul

Um dos representantes da África do Sul já confirmado para o 4º Festival de Cinema do BRICS é o professor Martin Botha, autor do livro “South African Cinema 1896-2010”.  Especialista em história do cinema sul-africano, Botha retrata nesta obra a história do audiovisual no país, com uma abordagem inclusiva. O livro também traz como proposta analisar o turbulento contexto sociopolítico de mais de um século do país. São mais de 200 ilustrações, englobando muitos aspectos da história do cinema sul-africano que nunca haviam sido documentados.

 

Peter Bagrov ministrará o curso de história do cinema russo e soviético

Professor, Peter Bagrov é historiador de cinema e arquivista audiovisual. Bagrov, que também participará do Encontro de Preservação Audiovisual do 4º Festival de Cinema do BRICS, acaba de ser contratado pelo George Eastman Museum, em Rochester, como curador de imagens em movimento, no lugar de Paolo Cherchi Usai. Tem doutorado pelo Institute for Cinema Studies em Moscou (2011) e foi pesquisador associado do Russian Institute of Art History e professor associado na St. Petersburg State University of Film and Television. Entre 2013 e 2017 foi curador sênior na Gosfilmofond of Russia. Foi ainda diretor artístico do Festival de Filmes de Arquivo “Belye Stolby” e vice-presidente da Federação Internacional de Arquivos de Filmes (FIAF). Suas áreas de interesse são filmes soviéticos, teatro e história da arte do período de 1910 até 1960. Publicou mais de 100 artigos e foi curador de várias retrospectivas em festivais de cinema. 

 

Os cursos serão realizados de forma intensiva, com aulas ministradas em inglês, com tradução simultânea, sendo acompanhadas pela exibição de filmes raros (com legendas em inglês).

Nestes cursos, os professores irão trazer uma visão aprofundada dos diferentes períodos e estilos do cinema de cada país, que será complementada pelos títulos exibidos na Mostra Clássicos BRICS.

As inscrições serão gratuitas e aqueles que obtiverem frequência mínima de 75% das aulas receberão certificados.

4º Festival de Cinema do BRICS oferece cursos gratuitos de história do cinema russo e soviético, chinês, indiano e sul-africano com professores estrangeiros

Dentre as muitas atividades planejadas para o 4º Festival de Cinema BRICS, as que ocorrerão primeiro serão quatro minicursos intensivos sobre a história do cinema Chinês, Indiano, Sul-Africano, e Russo e Soviético, respectivamente. Esses cursos serão dados por especialistas desses países, convidados especialmente para o festival. As aulas serão dadas em inglês com tradução simultânea para o português.

Curso de história do cinema chinês

O curso de história do cinema chinês, ministrado pelo Prof. Shi Chuan (Shangai Theatre Academy), será de 23 a 27 de setembro, segunda a sexta das 9h às 13h.

Curso de história do cinema indiano

O curso de história do cinema indiano, ministrado pelo Prof. Ashish Rajadhyaksha (Centre for Study of Culture & Society), será de 23 a 27 de setembro, segunda a sexta, das 9h às 13h.

Atenção: o curso de cinema chinês e indiano serão nos mesmos dias e horários.

Curso de história do cinema sul-africano

O curso de história do cinema sul-africano, ministrado pelo Prof. Martin Motha (University of Cape Town), será de 23 a 27 de setembro, segunda a sexta, das 14h às 18h.

Curso de história do cinema russo e soviético

O curso de história do cinema russo e soviético, ministrado pelo Prof. Peter Bagrov (George Eastman Museum), será de 30 de setembro a 02 de outubro, segunda a quarta, das 14h às 18h.

Inscrições

Uma parte das vagas dos cursos serão abertas a qualquer pessoa, gratuitamente, mediante inscrições prévias a serem, em breve, feitas no site do evento. Outra parte das vagas é destinada a alunos do curso de cinema e audiovisual da UFF e de outros cursos. As inscrições para essas vagas já podem ser feitas pelo sistema online (Disciplina GCV00295, ignore os dias/horários/ementa que constem no sistema), e atenção:

  • Para participar do curso de história do cinema russo e soviético, você deve se inscrever na Disciplina GCV00295 – Atividades de extensão III – Turma C1;
  • Para participar do curso de história do cinema sul-africano, você deve se inscrever na Disciplina GCV00295 – Atividades de extensão III – Turma C2;
  • Para participar do curso de história do cinema chinês, você deve se inscrever na Disciplina GCV00295 – Atividades de extensão III – Turma C3;
  • Para participar do curso de história do cinema indiano, você deve se inscrever na Disciplina GCV00295 – Atividades de extensão III – Turma C4;

Todas as disciplinas tem carga horária de 30h e incluem a exigência de acompanhamento da programação de filmes do 4º Festival de Cinema BRICS relativos ao país do curso que o aluno participar. As vagas são limitadas – a inscrição não garante automaticamente a participação no curso. Neste momento, cada aluno da UFF só poderá se inscrever em um curso pelo sistema online. Caso sobrem vagas, será permitida, no período de reajuste, a inscrição num segundo curso.

Em breve, estarão disponíveis as inscrições para os participantes externos.

Dois longas-metragens brasileiros selecionados para a Mostra Contemporânea Competitiva do 4º Festival de Cinema do BRICS

Após um processo de imersão no cinema brasileiro atual, a comissão responsável pela seleção divulga o resultado dos dois longas-metragens brasileiros selecionados para a Mostra Contemporânea Competitiva do 4º Festival de Cinema do BRICS.

Os filmes selecionados pela comissão são: “Filhos de Macunaíma”, direção de Miguel Antunes Ramos; e “Os Jovens Baumann”, direção de Bruna Carvalho Almeida.

A comissão foi formada pelos professores e pesquisadores do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF: Reinaldo Cardenuto – curador da mostra –, Luiz Carlos de Oliveira Júnior e Lucas Reis.

Após as apresentações no 4º Festival de Cinema do BRICS, os longas selecionados irão competir pelos prêmios de Melhor Filme pelo Júri Oficial, composto por um representante de cada país membro do BRICS, e Melhor Filme, pelo Júri Popular.

Seleção Final da Residência Estudantil do 4º Festival de Cinema do BRICS

Caros professores e estudantes,

Foi com muito prazer e interesse que recebemos as inscrições para a Residência do 4º Festival de Cinema do BRICS. Havíamos reservado oito vagas para as escolas estrangeiras, seis para o Brasil, e duas para os nossos alunos da UFF. Foram mais de uma centena de inscrições, o que tornou muito difícil nossa tarefa de chegar a lista de 16 estudantes que irão participar da Residência. Compartilhamos aqui a lista dos selecionados. Agradecemos imensamente a todas as professoras e professores e aos estudantes que colaboraram com esse trabalho.

Seleção Final da Residência Estudantil do 4º Festival de Cinema do BRICS:

  • Geoffrey Gaspard (Whistling Woods International Institute of Film, Communication and Creative Arts)
  • Ingá Maria Lima Patriota (Universidade Federal Fluminense)
  • Ingrid Fernandes Ruela (Universidade de Campinas)
  • Dilemardo Martins Cardoso (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia)
  • Kristina Khabarova (St. Petersburg State University of Film and Television)
  • Lebo Raleting (South African School of Motion Picture Medium and Live Performance)
  • Matheus Leandro Amorim Souza (Instituto Federal de Goiás)
  • Ariane Gomes Lamarão ( Universidade de Brasília)
  • Mia Azevedo Aragão (Universidade Federal de Pernambuco)
  • Osintseva Anastasia (St. Petersburg State University of Film and Television)
  • Tenyeko Anastatia Nkhuna (The University of Witwatersrand)
  • TianYi Si (Beijing Film Academy)
  • Victor De Beija (Universidade Federal Fluminense)
  • Yerra Tapasi Raju (Annapurna International School of Film + Media)
  • Yuri Duarte Vefago (Universidade Federal do Ceará)
  • Zhao Minglun (Communication University of China)

As inscrições para a Mostra Contemporânea Competitiva vão até o dia 05 de junho

A chamada é destinada à seleção de filmes brasileiros para a Mostra Contemporânea Competitiva que acontecerá entre os dias 03 a 08 de outubro de 2019. As inscrições se encerram na próxima quarta, 05 de junho.

Os longas-metragens inscritos nesta 4ª edição serão encaminhados à comissão de seleção composta por representantes da Universidade Federal Fluminense.

Dois longas serão selecionados e competirão pelos prêmios Melhor Filme pelo Júri Oficial e Melhor Filme pelo Júri Popular. O Júri Oficial do Festival será composto por um representante de cada país membro dos BRICS.

Poderão se inscrever no presente regulamento filmes brasileiros de longa-metragem, finalizados nos anos de 2018 e 2019, que ainda não tenham sido veiculados no circuito comercial e sejam inéditos nos países dos BRICS.

Acesse a ficha de inscrição aqui.

Regulamento disponível aqui.